A VOZ DO BRASIL

Viviane Carvalho Lopes

O jornalista Cid Moreira estava como sempre. Terno impecável e topete grisalho como em todo o jornal nacional. Ele olhou para a câmera e leu a nota de Leonel Brizola: “Tudo na globo é tendencioso e manipulado. Não reconheço a globo autoridade em matéria de liberdade de imprensa,e basta para isso olhar a sua longa e cordial convivência com os regimes autoritários e com a ditadura de 20 anos que dominou nosso país".

A rede globo de televisão nasceu de uma parceria com o grupo Time-life, dos EUA e desde então comanda resultados políticos até a roupa em que os brasileiros usam.A ditadura militar começou nos anos 60 e perdurou 20 anos calando a boca da sociedade. Muitos estudantes iam para as ruas protestar e acabavam presos e muitos deles eram torturados até a morte, pois eram contra ao governo ditatorial militar. Mas, hoje não precisamos de “censura” isso já é feito através da “suprema” rede Globo.

“Nenhuma emissora do mundo domina tão bem a produção técnica em vídeo quanto a Globo. Melhor que ela, só a produção em película de Hollywood” diz Gabriel Priolli. Essa capacidade quase divina deve-se aos grandes jogos de poder que a rede Globo sempre fez e ao sonho da emissora que é dominar a mente humana. Brincando de Deus.

A TV Globo protagonizou a construção da identidade brasileira. Somos parecidos demais com os personagens de suas novelas e tendemos segui-los. Nós precisamos libertar as nossas mentes dessa escravidão em que esse sistema está nos impondo e derrubar de vez esse esquema alienatório.



Resenha da matéria: A voz do Brasil da revista, Super interessante, n° 214, Juno/2005

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

6 comentários:

Evandro Goyanna disse...

repito o que todo mundo diz depois de ver uma coisa absurda ´´É preciso falar mais alguma coisa ? ``

Eduardo Dantas disse...

Muito boa sua observação! Realmente as malditas novelas que nunca acabam estãoaí,influenciando os fracos e iludindo os subalternos. Nossa sociedade está absolutamente debaixo das asas da rede globo. Não digo que NÃO assistam, essa é uma questão pessoal, mas que saibam filtrar - se é que se tem algo de bom para isso -, o que veem, além de ficar vestindo a roupa de tal personagem ou aderindo seus hábitos.
Sensacional sua colocação Vivi. Parabéns. Ah! Cuidado com a globo! Abç.

Viviane Carvalho Lopes disse...

Ah, obrigada. Terei cuidado sim, não assisto novela. Abraços.

Anônimo disse...

Infelizmente esse é o lado ruim. Entretanto, mesmo com tudo isso, as novelas e os programas da globo tratam de temas específicos do nosso país e tem sim um lado bom nisso, basta saber filtrar. E para filtrar basta estudar a indústria cultural e seus mecanismos de alienação.

E querendo ou não. Não existe outra emissora no Brasil que supera a globo nas coisas boas que ela pretende fazer e faz.. as outras todas são imitações dela. EXECTO as que têm o cunho educado como futura, tv brasil, tve... Essas sim eu não deixo de assistir e de interagir.

Por: Evelin Lourena

мυиdσ мαиiρυlαdσ disse...

Estou aqui para dizer que desejo sucesso para seu blog!
;) bgs

Viviane Carvalho Lopes disse...

A globo realmente tem um potencial incrível pena que serve para alienação das massa e tudo. Muito obrigada meninas, volte sempre! D: