LADO NEGRO?



Viviane Carvalho Lopes



Tecnologia; Internet; e-mail; blog e internautas são palavras que ouvimos muito, pois estamos no tempo das informações, onde tudo é rápido, e onde tudo é passageiro, há jornais, jornalistas e empresas, que correm atrás de notícias para nos manter atentos a todos os piscares e assim ele nos levam a outro nível seja ele maniqueísta ou não.

No jornal à tarde no dia 02/09/2008 na seção opinião se deu um texto cujo titulo é: Nada se cria, creio eu com intuito de informar as pessoas sobre os ‘males’ do meio virtual, mostrando opiniões contra os plágios e contra as colas dos alunos que usam a Internet. “Mas o homem tem sempre em sua companhia o lado negro da coisa” – diz o autor.

Em sua fala preconceituosa mostra na estar inserido na era digital e se apega a coisas passadas, acredito que vivemos um tempo de altas informações onde o que conta não é a força física, mas a inteligência. Ninguém que quer atingir o mercado de trabalho com qualificação vai colar ou plagiar informações da rede que devem ser construídas por ele mesmo, porque a tecnologia vai além de apertar botão implica em aprender como se constrói.

Claro que não sou a favor de plágios, mas sou contra as idéias ultrapassadas como: “Será que a Internet é coisa do diabo?”, frase dita pelo escritor, o linguajar do jornalista demonstra a ideologia de um homem colonial, pois preconceitos na escrita é coisa de tempos passados.

Pensar nos meios de comunicação com um todo negativo é pensar em nosso mundo desconfigurado, apesar de existir mídia manipuladora, temos que decompor o planeta em que criamos e reavaliar nossas idéias, para não entrarmos em contradição.

Tecnologia é a palavra do futuro e está sendo a o presente, precisamos nos conectar nele, se não estaremos mortos em uma sociedade, mortos em questão de oportunidades, vivamos assim, sempre atualizando a nossa memória e o nosso conhecimento porque esse tempo tem: gente que cria, povo que faz e humanos que transformam.


[1] Sou estudante de edificações no centro federal de educação tecnológica da Bahia e ressalto aqui a lei de Lavoisier “Nada se cria tudo se transforma”, quero crer que a renovação da mente de centenas de pessoas algum dia possa ser concretizada.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários: